FinOps: Em busca da eficiência financeira na nuvem

FinOps: Em busca da eficiência financeira em nuvem

A computação em nuvem e a virtualização das informações são um caminho sem volta. Entre os principais benefícios estão: escalabilidade, flexibilidade e economia. Mas, para que todos esses recursos sejam aproveitados da melhor forma possível, é necessário é implementar uma sólida governança em nuvem, conhecida também como FinOps.


Trata-se de uma abordagem que integra finanças e operações para otimizar o custo, o desempenho e o risco da nuvem. O FinOps corresponde ao gerenciamento financeiro em nuvem e permite que as organizações tenham o melhor aproveitamento do recurso e provisionamento de gastos orientados por dados.


A escolha por uma solução que atenda a sua empresa pode ser feita desde o início da migração para a nuvem. No entanto, a definição por processos e melhorias na gestão acontece com a necessidade de avaliar e otimizar os custos.


Quando contratar soluções de FinOps?


Gerenciar os custos em serviços de nuvem pode ser um desafio complexo. À medida que as empresas expandem suas operações na nuvem, os custos associados aumentam proporcionalmente.


Inicialmente, muitas organizações têm uma abordagem descentralizada para a gestão desses gastos, com diferentes equipes tomando decisões independentes. Para evitar essa abordagem, e evitar o aumento exponencial dos custos da operação, separamos, a seguir uma lista de sinais que indicam que é hora de contratar FinOps:


Orçamentos estourados

Se sua empresa está constantemente ultrapassando os orçamentos previstos para serviços em nuvem, é um forte indicativo de que é hora de considerar o FinOps.


Uma equipe especializada poderá identificar áreas de desperdício e propor soluções para otimizar os custos. Eles serão responsáveis por analisar os dados de gastos, identificar as áreas de alto custo e implementar as estratégias para reduzir desperdícios.


O FinOps monitora continuamente os gastos, ajusta as estratégias conforme necessário e colabora com as equipes financeiras e de operações em nuvem.


Para que tudo isso funcione conforme o planejado, esse modelo de negócios conta com ferramentas e conhecimentos que envolvem o uso de ferramentas e automação para coletar dados, fornecer insights e facilitar a implementar das estratégias de otimização.


No geral, a melhor forma de evitar gastos desnecessários, é ter todas essas informações mapeadas, assim é possível obter uma melhor gestão dos recursos em nuvem, garantindo com que eles sejam utilizados de forma eficiente, reduzindo custos desnecessários e maximizando o retorno sobre o investimento.


Falta de visibilidade e governança

Se você não tem uma visão clara de como os recursos em nuvem estão sendo utilizados e gerenciados em toda a organização, uma equipe de FinOps pode trazer uma abordagem mais estruturada e eficaz.


O intuito é aprimorar visibilidade e a governança em relação aos gastos em nuvem por meio de diferentes abordagens. Eles estabelecem processos centralizados e padronizados, implementam sistemas de monitoramento e relatórios detalhados para oferecer visibilidade em tempo real dos gastos. Além disso, colaboram coma equipe financeira para acompanhar e controlar os orçamentos de gastos em nuvem.


Além disso, adotar estratégias de FinOps educa e conscientiza toda a organização sobre as melhores práticas e políticas, criando uma cultura de responsabilidade e transparência em relação aos gastos em nuvem. Essas ações combinadas resultam em uma maior visibilidade, tomada de decisão informada e governança eficaz dos gastos em nuvem.


Dificuldade em rastrear e alocar custos

Atribuir custos específicos a projetos ou departamentos pode ser um desafio em um ambiente em nuvem. Para superar essas dificuldades, é essencial implementar etiquetas e padrões consistentes, utilizar ferramentas de gerenciamento de custos e promover a colaboração entre as equipes.


Aderindo ao FinOps, sua empresa poderá implementar métodos e ferramentas adequados para rastrear e alocar corretamente os custos, permitindo uma melhor tomada de decisão.


Principais benefícios de se contratar FinOps

De forma resumida, o FinOps possibilita uma visibilidade dos custos na nuvem. A operação e o modelo de gestão envolvem a coleta e o monitoramento de dados financeiros detalhados de diferentes serviços em nuvem.


São muitos os benefícios, mas os principais deles, estão diretamente relacionados aos motivos que ocasionaram a sua contratação:


  • Otimização de custos;
  • Transparência e visibilidade nos processos;
  • Governança eficiente.


Aderir a modelos de FinOps é uma consequência para empresas com operações em nuvem. Obter soluções e profissionais que saibam como otimizar os seus custos em nuvem é uma decisão estratégica efetiva.


Ao aprender a melhor forma de aproveitar os benefícios dessa estratégia, sua empresa terá a garantia de uma melhor utilização dos recursos em nuvem, além de reduzir custos desnecessários e impulsionar a transformação digital.


A recomendação é que se faça um trabalho preventivo e evitar recorrer ao FinOps somente quando seus gastos em nuvem estiverem fora de controle; considere como uma solução, ou como parte integrante de sua estratégia de gestão de custos em nuvem.


Quem faz a FinOps da sua empresa? Se precisar de uma ajuda, conte com a Think IT.

CONFIRA ABAIXO OUTRAS PUBLICAÇÕES QUE PODEM INTERESSAR

Uma foto se uma noticia da IP News sobre casos de deepfake
16 de fevereiro de 2024
Especialista ressalta as implicações das técnicas de deepfakes na cibersegurança, especialmente para roubo de dados, desinformação e perda de reputação
23 de janeiro de 2024
Confira as orientações indicadas por Alexandre Oliveira, Gerente de Cybersecurity da Think IT, para as vulnerabilidades Citrix, VMWare e Atlassian. O material foi publicado no TI Bahia.
Confira a entrevista do head de BU de Cyberecurity, Marcos Pires, para o IT Fórum, sobre o vazamento
23 de janeiro de 2024
Confira a entrevista do head de BU de Cyberecurity, Marcos Pires, para o IT Fórum, sobre o vazamento de credenciais.
24 de dezembro de 2023
O volume de ataques de phishing teve um aumento considerável. Em 2023 foi registrado um aumento de 617%, comparado com os 12 meses anteriores.
Think IT  tem SOC e SIEM com certificação ISO 27001
Por Marcelo Dias 22 de dezembro de 2023
Think IT tem SOC e SIEM com certificação ISO 27001
Think IT conquista GPTW
21 de dezembro de 2023
O encerramento de 2023 veio com uma ótima notícia: a conquista do selo da Great Place to Work. Pelo segundo ano consecutivo a Think IT conquistou o selo GPTW, que reforça o sólido compromisso da empresa com a qualidade de vida e o bem-estar dos Colaboradores.
Think IT Contrata Alexandre Oliveira
27 de novembro de 2023
A Think IT anuncia novo reforço em seu corpo de executivos com a contratação de Alexandre Oliveira. Ele assume o cargo de Gerente de Cyber Security. Confira o texto completo em nosso blog.
23 de novembro de 2023
Confira matéria publicada no Portal do Bitcoin sobre como evitar fraudes na Black Friday e proteger seu dinheiro e criptomoedas na hora das compras.
artigo sobre a importância da colaboração entre Marketing e TI
Por Marketing ThinkIT 23 de novembro de 2023
Confira o artigo sobre a importância de marketing e TI trabalharem em parceria para garantir a segurança da informação das empresas. O texto fala sobre a atuação de CMO e CISO.
13 de novembro de 2023
Think IT contrata Marcos Parra como Diretor Comercial de Segurança da Informação.
Antigos
Share by: