A computação em nuvem e a virtualização das informações são um caminho sem volta. Entre os principais benefícios estão: escalabilidade, flexibilidade e economia. Mas, para que todos esses recursos sejam aproveitados da melhor forma possível, é necessário é implementar uma sólida governança em nuvem, conhecida também como FinOps.
Trata-se de uma abordagem que integra finanças e operações para otimizar o custo, o desempenho e o risco da nuvem. O FinOps corresponde ao gerenciamento financeiro em nuvem e permite que as organizações tenham o melhor aproveitamento do recurso e provisionamento de gastos orientados por dados.
A escolha por uma solução que atenda a sua empresa pode ser feita desde o início da migração para a nuvem. No entanto, a definição por processos e melhorias na gestão acontece com a necessidade de avaliar e otimizar os custos.
Gerenciar os custos em serviços de nuvem pode ser um desafio complexo. À medida que as empresas expandem suas operações na nuvem, os custos associados aumentam proporcionalmente.
Inicialmente, muitas organizações têm uma abordagem descentralizada para a gestão desses gastos, com diferentes equipes tomando decisões independentes. Para evitar essa abordagem, e evitar o aumento exponencial dos custos da operação, separamos, a seguir uma lista de sinais que indicam que é hora de contratar FinOps:
Se sua empresa está constantemente ultrapassando os orçamentos previstos para serviços em nuvem, é um forte indicativo de que é hora de considerar o FinOps.
Uma equipe especializada poderá identificar áreas de desperdício e propor soluções para otimizar os custos. Eles serão responsáveis por analisar os dados de gastos, identificar as áreas de alto custo e implementar as estratégias para reduzir desperdícios.
O FinOps monitora continuamente os gastos, ajusta as estratégias conforme necessário e colabora com as equipes financeiras e de operações em nuvem.
Para que tudo isso funcione conforme o planejado, esse modelo de negócios conta com ferramentas e conhecimentos que envolvem o uso de ferramentas e automação para coletar dados, fornecer insights e facilitar a implementar das estratégias de otimização.
No geral, a melhor forma de evitar gastos desnecessários, é ter todas essas informações mapeadas, assim é possível obter uma melhor gestão dos recursos em nuvem, garantindo com que eles sejam utilizados de forma eficiente, reduzindo custos desnecessários e maximizando o retorno sobre o investimento.
Se você não tem uma visão clara de como os recursos em nuvem estão sendo utilizados e gerenciados em toda a organização, uma equipe de FinOps pode trazer uma abordagem mais estruturada e eficaz.
O intuito é aprimorar visibilidade e a governança em relação aos gastos em nuvem por meio de diferentes abordagens. Eles estabelecem processos centralizados e padronizados, implementam sistemas de monitoramento e relatórios detalhados para oferecer visibilidade em tempo real dos gastos. Além disso, colaboram coma equipe financeira para acompanhar e controlar os orçamentos de gastos em nuvem.
Além disso, adotar estratégias de FinOps educa e conscientiza toda a organização sobre as melhores práticas e políticas, criando uma cultura de responsabilidade e transparência em relação aos gastos em nuvem. Essas ações combinadas resultam em uma maior visibilidade, tomada de decisão informada e governança eficaz dos gastos em nuvem.
Atribuir custos específicos a projetos ou departamentos pode ser um desafio em um ambiente em nuvem. Para superar essas dificuldades, é essencial implementar etiquetas e padrões consistentes, utilizar ferramentas de gerenciamento de custos e promover a colaboração entre as equipes.
Aderindo ao FinOps, sua empresa poderá implementar métodos e ferramentas adequados para rastrear e alocar corretamente os custos, permitindo uma melhor tomada de decisão.
De forma resumida, o FinOps possibilita uma visibilidade dos custos na nuvem. A operação e o modelo de gestão envolvem a coleta e o monitoramento de dados financeiros detalhados de diferentes serviços em nuvem.
São muitos os benefícios, mas os principais deles, estão diretamente relacionados aos motivos que ocasionaram a sua contratação:
Aderir a modelos de FinOps é uma consequência para empresas com operações em nuvem. Obter soluções e profissionais que saibam como otimizar os seus custos em nuvem é uma decisão estratégica efetiva.
Ao aprender a melhor forma de aproveitar os benefícios dessa estratégia, sua empresa terá a garantia de uma melhor utilização dos recursos em nuvem, além de reduzir custos desnecessários e impulsionar a transformação digital.
A recomendação é que se faça um trabalho preventivo e evitar recorrer ao FinOps somente quando seus gastos em nuvem estiverem fora de controle; considere como uma solução, ou como parte integrante de sua estratégia de gestão de custos em nuvem.
Quem faz a FinOps da sua empresa? Se precisar de uma ajuda, conte com a Think IT.