No mundo digital em constante evolução, a segurança da informação é uma preocupação central para todas as empresas. Com o aumento das ameaças cibernéticas, garantir a proteção dos dados tornou-se uma prioridade estratégica. A ISO 27001 surge como uma ferramenta essencial para fortalecer os sistemas de gestão de segurança da informação.
Desenvolvida pela International Organization for Standardization (ISO), essa norma fornece diretrizes e boas práticas que ajudam as organizações a protegerem suas informações contra ameaças diversas, como ciberataques, vazamentos de dados e outros incidentes de segurança.
A norma ISO/IEC 27001 é aplicável a empresas de todos os tamanhos e setores, e ela disponibiliza uma variedade de diretrizes e procedimentos para estabelecer, manter e aprimorar de maneira contínua os sistemas de gerenciamento de segurança da informação das organizações. A versão mais recente da norma foi lançada em outubro de 2022, e traz orientações para controles de segurança atualizados.
A norma segue uma estrutura baseada no ciclo PDCA (Planejar, Fazer, Verificar, Agir) e incorpora uma abordagem de gestão de riscos. A, seguir detalhamos um pouco das atribuições de cada uma das etapas.
Ao seguir as normas da ISO 27001, a empresa estabelece padrões que protegem seus ativos de informações e entre os principais benefícios, estão:
Seja como for, a implementação da ISO 27001 promove ganhos para a empresa como um todo e um grande envolvimento dos colaboradores de todas as equipes.
Para obter a certificação ISO 27001, a sua empresa precisará passar por uma auditoria externa, realizada por uma organização credenciada. Durante o processo, será avaliado o sistema de gestão da segurança da informação (SGSI), com todas as informações relacionadas as práticas da empresa para proteger seus ativos de informação contra ameaças e riscos.
O SGSI terá um papel fundamental na conquista da certificação. Por esse motivo, antes de solicitar o pedido, é necessário que a empresa tenha um planejamento consistente com ações que reforçam o comprometimento de toda empresa, principalmente da alta administração.
A norma tem como ponto de partida a requisição do pleno cumprimento das diretrizes estabelecidas na norma. Assim, antes de requerer a certificação, é necessário elaborar toda a documentação, instaurar procedimentos e controles de segurança, conduzir uma auditoria interna e realizar uma revisão gerencial, além de sanar quaisquer não conformidades identificadas.
Em seguida, a organização deve submeter-se a um processo de auditoria externa dividido em duas fases distintas. A primeira fase consiste em uma avaliação preliminar dos sistemas de gerenciamento de segurança da informação, ao passo que a segunda fase engloba uma auditoria de conformidade mais minuciosa e formal.
O período necessário para obter a certificação ISO 27001 pode variar de 3 a 12 meses, dependendo do porte da empresa e das complexidades envolvidas. Após a aprovação, o certificado terá validade por um período de 3 anos.